top of page

As diferentes experiências académicas

O Departamento “Mundo Universitário” prima por dar especial relevo à proximidade com o estudante universitário. Assim sendo, pedimos a diferentes colegas para nos deixarem o seu testemunho sobre a vida académica de cada cantinho do nosso país e, deste modo, trazer até à FDUP as suas vivências enquanto alunos.

A degradação social nas cidades Portuguesas: Sem-Abrigo (números e medidas)

O direito de cada pessoa a um nível de vida condigno está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) (Art.º 25, n.º 1) onde se inclui, entre outros, o direito à habitação. Também a Constituição da República Portuguesa (1976) preconiza o direito à habitação (Art.º 65, n.º 1): “Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”.

"Fazer Pensar" 1ª edição

Jair Messias Bolsonaro. As suas frases são sobejamente conhecidas: a ditadura militar brasileira foi um período de “20 anos de ordem e progresso” e o seu principal erro “foi torturar e não matar”; prefere que um filho seu “morra num acidente” do que seja homossexual; os negros “não fazem nada” e não servem “nem para procriar”; “se fosse violador” uma deputada brasileira “não merecia ser violada por ser muito feia”; “Deus acima de tudo. O Estado é cristão e a minoria que for contra que se mude. As minorias têm que se curvar para as maiorias”. Eis o próximo presidente do Brasil.

"À conversa", com Paulo Rangel

Paulo Artur dos Santos Castro de Campos Rangel, natural de Vila Nova de Gaia e nascido a 18 de Fevereiro de 1968 é um advogado e político português que viveu e cresceu no Norte.

Apresentação do Departamento "Grande Tema"

O meu nome é Ana Rita Araújo e sou aluna da Faculdade de Direito da Universidade do Porto já lá vai algum tempo, como já lá vai algum tempo a escrever para o Tribuna. Como já disse outrora, ingressei neste projeto por vontade própria, ao início por brincadeira mas depressa se tornou em algo dotado de alguma seriedade e profissionalismo, acima de tudo “um amor para a vida toda”. Longe eu de pensar, nos tempos do ensino secundário (bons tempos note-se… tempos para serem recordados com algum saudosismo e orgulho), que seria possível conjugar um hobbie que é a escrita, com uma área como o direito que é a minha verdadeira paixão.

1 / 1

Please reload

bottom of page